A Desciclopedia é um site brasileiro criado em 2006 que se dedica a criar informações falsas de forma humorística, parodiando eventos políticos e culturais. O site surgiu como uma versão zombeteira da Wikipédia, prestigiado site de informações online, mas rapidamente ganhou sua própria audiência.

Os criadores da Desciclopedia se caracterizam por usar uma linguagem irreverente, sarcástica e sempre pontuada por ironia fina. As piadas muitas vezes possuem conotações sexuais, racistas, homofóbicas e misóginas, o que levou a polêmicas com grupos que se sentiram ofendidos pelas brincadeiras.

No entanto, a Desciclopedia também possui diversos defensores que afirmam que a sátira é uma forma válida de crítica e que o senso de humor é essencial para enfrentar os desafios do cotidiano. Afinal, a maioria dos artigos presentes no site se dedicam a parodiar artistas, políticos e personalidades, de modo que o humor se torna quase que uma forma de protesto.

O grande sucesso da Desciclopedia se deve ao fato de que muitos usuários da internet enxergam nela uma forma de misturar aprendizado e entretenimento. Os artigos são muitas vezes abordados de maneira lúdica, mas não deixam de ser uma fonte de informações úteis e até mesmo interessantes.

Algumas das mais famosas criações do site incluem artigos sobre Necrofilia, Vovó Naná, Pôneis Malditos e Subcelebridades. Todos eles apresentam descrições criativas e bem humoradas, mesmo que apresentem conteúdos controversos ou considerados taboo.

Apesar dos detratores que consideram a Desciclopedia como um site ofensivo e não adequado para todas as idades, o site se mantém de pé graças à uma base fiel de fãs. Afinal, muitos acreditam que as informações falsas ali presentes podem desmistificar tabus e preconceitos, além de estimular a livre expressão e o pensamento crítico.

Dessa forma, a Desciclopedia se tornou uma espécie de nicho na internet, onde a sátira é considerada essencial e o humor político ganha espaço. Quem tem senso de humor apurado e mente aberta com certeza deve dar uma chance para essa bem-humorada paródia da Wikipédia.